Estudos apontam que mais de 160 milhões de pessoas sofrem com depressão no mundo. Mesmo sendo uma doença considerada comum, os mecanismos biológicos que desencadeiam esse distúrbio nas pessoas ainda não são bem compreendidos. Neste cenário, a ligação entre doenças inflamatórias, como o vírus da Covid-19, e o cérebro é alvo de investigação, afinal, pesquisas da Universidade de Cambridge apontam que os mediadores inflamatórios (mensageiros presentes nos vasos sanguíneos e nas células que promovem respostas inflamatórias) podem causar alterações de humor e de comportamento, induzindo os sintomas de depressão nos indivíduos atingidos.
A inflamação crônica de baixo grau ocorre quando há uma persistência nas reações autoimunes ou dos agentes causadores, podendo persistir por meses ou anos. Nesses casos, os pesquisadores verificaram uma redução nos níveis de dopamina, de serotonina e de noradrenalina e uma elevação nos níveis de plasmáticos de cortisol, o hormônio do estresse, resultando em desequilíbrios químicos no cérebro.
Depressão como fator de risco para a inflamação
Por outro lado, cientistas identificaram que pessoas com depressão podem desenvolver inflamações no organismo. Isso ocorre, pois, os pacientes que sofrem com a patologia tendem a apresentar uma dieta inadequada, não realizar exercícios físicos, desenvolvendo a obesidade e, assim, uma possível inflamação descontrolada.
Tratamentos efetivos
Com todas essas informações, fica evidente a existência de uma relação entre a depressão e a inflamação. Todavia, quando falamos em tratamentos é preciso muita cautela e que os médicos responsáveis analisem cada caso individualmente, pois, pesquisas ainda precisam ser realizadas investigando as ações dos medicamentos anti-inflamatórios nos casos de depressão e na utilização dos antidepressivos para evitar o desenvolvimento de uma inflamação no organismo.
Está passando pelo tratamento da depressão? Deseja entender mais sobre a relação entre a inflamação e os efeitos em nosso cérebro? Então, entre em contato e marque uma consulta!
Fontes:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6658985/
https://www.acamh.org/blog/inflammation-risk-factor-for-depression/
Comments